top of page
Local
Ministério Público do Bahia - Centro Administrativo da Bahia, nº 750, 5ª Avenida, Salvador – BA.
Data:
14 de outubro de 2016

Horário:
8:00 às 12:30
Palavras da Organização

Neste ano o evento tem 3 objetivos primordiais:  Discutir o manejo do RN com sífilis congênita, trazer o cenário da “cascata do cuidado” com a sífilis na Região Metropolitana de Salvador e enfatizar o arsenal diagnóstico e terapêutico disponível para a prevenção, assistência e controle do agravo. Nesta perspectiva, além da atualização de conhecimentos e da troca de experiências, almejamos, a partir dos problemas e tensões apontados, juntos aos atores locais presentes, repensar o cuidado frente à sífilis.

Diante de cenários distintos no estado, quando nos debruçamos sobre a realidade local, ficamos inquietados com algumas questões, sobretudo pela cronificação e naturalização das dificuldades da rede de assistência e cuidados em saúde.  Apesar das melhorias, a exemplo da disponibilização da triagem pré-natal em papel filtro e do teste rápido para as gestantes, a persistência de altas taxas de sífilis congênita sugere que as medidas preconizadas para interromper a transmissão da infecção pelo Treponema pallidum nas gestantes não alcançaram os níveis pretendidos. Neste contexto a abordagem das parcerias sexuais representa outro grande desafio. Consequentemente, perduram inaceitáveis registros de casos de sífilis congênita e o controle deste agravo permanece como um sonho distante. 

Com relação ao enfrentamento da sífilis, somente esforços adicionais e de grande envergadura contemplando a adoção de medidas de cunho técnico, político, ético, social, jurídico e administrativo poderão preencher os vazios desassistidos observados.

Sendo assim, convidamos a todos (as) para que no espaço e no tempo do evento renovemos a esperança de repensar e reconstruir, na nossa prática diária, o enfrentamento da sífilis, sobretudo a implantação de políticas públicas, respeitando os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde.

Sociedade Brasileira de DST - Regional Bahia

Parceiros 
bottom of page